Notícias

Voluntários recebem kits para Oktoberfest de Igrejinha e conhecem novidades do parque

Voluntários recebem kits para Oktoberfest de Igrejinha e conhecem novidades do parque Voluntários recebem kits para Oktoberfest de Igrejinha e conhecem novidades do parque Voluntários recebem kits para Oktoberfest de Igrejinha e conhecem novidades do parque

Casa de Saúde passa a homenagear ex-presidente da AMIFEST e Vila Germânica ganha monumento OktoberBaum

 

Faltando oito dias para iniciar a programação da 34ª Oktoberfest de Igrejinha, o feriado de 12 de outubro foi vivenciado de maneira diferente pelos voluntários da maior festa comunitária do Brasil. A data foi dedicada a receber os kits para o desempenho das atividades junto à festa, de 20 a 29 de outubro, e, ainda, a conhecer novidades no Parque Almiro Grings, que sedia a realização do evento. Entre os destaques, a inauguração da OktoberBaum, nova atração da Vila Germânica.

 

A primeira atividade foi a reinauguração da Casa de Saúde da Oktoberfest, agora denominada Waldir José Zimmer, presidente da 21ª edição da festa, no ano de 2008, e que faleceu em novembro de 2022. O presidente da Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (AMIFEST), Marcelo Luis Kunst, enfatizou que sua primeira passagem na diretoria se deu a convite de Waldir Zimmer, “uma pessoa extraordinária, sempre com o coração transbordando de alegria”. Kunst pontuou que a proposta da Casa de Saúde teve a participação de Zimmer, buscando um local com melhores condições de atender ao público da festa.

 

Em nome da família do homenageado, a esposa de Waldir, Silvia Zimmer, fez um agradecimento à diretoria e aos voluntários da Oktoberfest pela distinção. “Olhando a passagem do Waldir, percebemos que ele fortaleceu muitas coisas, e deixou muitas marcas junto à festa”, ressaltou. O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, também se pronunciou, enfatizando o legado deixado por Zimmer na condução da AMIFEST. A Casa de Saúde é mantida pela Oktoberfest em uma parceria com a Unimed Encosta da Serra e funciona em todos os horários da festa.

 

OktoberBaum é nova atração do parque

O segundo momento desta quinta-feira foi a inauguração da OktoberBaum, novo destaque da Vila Germânica do Parque Almiro Grings. O monumento representa uma árvore e está sendo entregue pela AMIFEST nesta 34ª edição como um acréscimo às atrações da Oktoberfest. A chamada “Árvore de Outubro” representa o esforço coletivo em prol da comunidade, um marco para celebrar a união do voluntariado e a alegria da festa igrejinhense. O monumento retrata a renovação da vida e a prosperidade de cada nova colheita, se constituindo em um testemunho da cultura e da identidade da Oktoberfest.

 

“Dentro dos conceitos de trabalho que tivemos para esse ano de 2023, imaginamos entregar algo que pudesse acrescentar nas atrações da Vila Germânica e para o turismo de Igrejinha. Temos a oportunidade de entregar para nossa comunidade e nossos visitantes a OktoberBaum, que tem uma simbologia remetendo a tudo que temos na nossa cidade e na Oktoberfest. Compomos esse projeto com a diretoria e alguns parceiros, se tornando um marco para a nossa Vila Germânica”, enfatizou o presidente Marcelo Kunst, que aproveitou para convidar o público a conferir a OktoberBaum, especialmente à noite. Neste período, segundo Marcelo, a iluminação projetada especialmente para o local se constituiu um “show próprio”.

 

A terceira etapa do feriado repleto de ações da Oktoberfest de Igrejinha foi a entrega dos kits aos voluntários. No pavilhão dois, animados pelo som da Blaskapelle, banda típica de Igrejinha, os responsáveis pela realização da festa receberam suas camisetas e pulseiras de acesso ao parque durante a 34ª Oktoberfest. Kunst aproveitou, mais uma vez, para agradecer a dedicação de cada um dos voluntários, conduzindo a entrega dos materiais junto à diretoria da AMIFEST.