Notícias

Falcon e Alana Jost serão vice-presidentes da 35ª Oktoberfest de Igrejinha

Falcon e Alana Jost serão vice-presidentes da 35ª Oktoberfest de Igrejinha

No ano do bicentenário da imigração alemã no Brasil, casal acompanhará os presidentes Egon e Fernanda Wallauer nos preparativos da maior festa comunitária do país

 

Antes mesmo da festa deste ano acabar, os preparativos para a 35ª Oktoberfest de Igrejinha já estão em ritmo acelerado. Neste domingo (29), a comunidade conheceu o novo casal de vice-presidentes do evento, que deve ocorrer entre os dias 11 e 20 de outubro de 2024. Os professores Falcon Luiz Jost e Alana Ramos Machado Jost foram nomeados por Egon e Fernanda Wallauer, que assumirão a presidência após a Festa da Colheita, marcada para dezembro. No ano do Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, Falcon e Alana assumem este compromisso junto ao casal-presidente da festa e da Amifest (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha), liderando os mais de 3 mil voluntários na missão de fazer a maior festa comunitária do país acontecer.

 

Voluntários há mais de 15 anos, Falcon e Alana compartilham o mesmo amor pela cultura e pela educação. Ambos professores, cada um tem uma história especial com a Oktoberfest: Falcon, por exemplo, participa da festa desde pequeno, já Alana entrou no voluntariado influenciada por ele. “Eu tenho um vínculo muito grande com a festa, desde pequeno sempre participei, com a família, com a escola. Depois, comecei a fazer parte do grupo de danças Kirchleinburg, que sempre estava presente no evento. Mas foi só quando completei 18 anos que comecei a participar ativamente como voluntário”, lembra Falcon.

 

Alana, por sua vez, é voluntária da festa desde 2008, quando começou a frequentar o grupo de danças folclóricas junto com o companheiro. “Na época, eu morava em Taquara, com a minha família, estava com 18 anos e tinha começado a namorar o Falcon. Entrei para o grupo de dança junto com ele e me apaixonei pela turma e pela cidade”, compartilha. A professora chegou a concorrer ao cargo de soberana do evento em 2014, sempre acompanhando Falcon em sua trajetória dentro da Amifest.

 

O casal conta que não esperava o convite para assumir a vice-presidência da festa e que, para ambos, foi uma surpresa gratificante. “Logo após a gente dar o feedback positivo pro Egon e pra Fernanda, eu fui ler o devocional na escola, assim como fazemos todos os dias, e a frase que eu tirei foi ‘não se canse de fazer o bem’. E, para mim, este foi um sinal, confirmando que estávamos fazendo a escolha certa”, compartilha Falcon. O professor diz ainda que, ser voluntário é não se cansar de fazer o bem, independentemente de quem está sendo beneficiado: “pensando em toda nossa história com a festa, em tudo o que a gente viveu e no convite feito por eles, a gente decidiu aceitar esse desafio”, complementa Alana.

 

Sobre a responsabilidade de planejar e organizar um evento tão importante para a população igrejinhense, o casal se mostra preparado. “Não vai faltar entrega e comprometimento, isso eu posso garantir. Hoje, nós já estamos com uma certa experiência dentro da diretoria, então o nosso desejo é contribuir para melhorar os processos na festa, fazendo mais uma vez um evento alegre, que o visitante saia daqui feliz, querendo voltar no ano seguinte”, destaca Falcon.

 

O professor também diz que seu principal objetivo no cargo será divulgar o caráter solidário da festa: “Quando eu saio pra fazer divulgação, vejo o quanto as pessoas ainda não conhecem o que é de fato a nossa Oktober na sua essência, com a questão do cunho social, do voluntariado, que todo o nosso resultado é revertido para as entidades locais e da região, então este será o meu propósito” completa.

 

Egon e Fernanda Wallauer assumem presidência da festa em dezembro

Após a realização da Festa da Colheita, Egon e Fernanda Wallauer assumirão a presidência da Amifest, dando início oficialmente aos preparativos para a 35ª Oktober de Igrejinha. Para eles, assumir o posto em um ano tão importante para a cultura alemã no Brasil é uma grande responsabilidade. “Além do Bicentenário da Imigração Alemã, em 2024 celebramos os 60 anos de Igrejinha e a 35ª edição da Oktoberfest na cidade. Isso não é apenas simbólico, mas aumenta significativamente a nossa responsabilidade, e a gente gosta de desafios”, salienta Egon.

 

O casal diz que, ainda que a expectativa esteja elevada por conta destes acontecimentos, toda a gestão da festa está preparada para fazer um bom trabalho. “Nós queremos aproveitar esse momento para contribuir ainda mais com a manutenção da cultura alemã, levando a alegria e a tradição germânica ainda mais longe”, finaliza.

 

A 35ª Oktoberfest de Igrejinha acontecerá entre os dias 11 e 20 de outubro de 2024. Mais informações através do site oficial www.oktoberfest.org.br e das redes sociais.