132 mil pessoas prestigiaram a festa ao longo de 10 dias e consumiram 162 mil litros de chope

 

Quando chega o mês de outubro, Igrejinha se transforma na cidade da alegria e a energia que emana da sua comunidade se espalha para toda a região e para os visitantes. Seja pela decoração das ruas, das casas e dos jardins, seja pelos acordes das bandinhas típicas ouvidas nas caixas de som no centro da cidade, no sorriso das pessoas que já circulam com seus trajes típicos ou adereços como chapéus e flores no cabelo, ou nas escolas que se preparam para o desfile oficial… Outubro mobiliza essa cidade de forma muito especial, movimentando também o comércio, os serviços e trazendo benefícios sob diversas formas para a comunidade.

 

Mas é na própria festa que os resultados podem ser mensurados e, neste ano, mais uma vez a Oktoberfest mostrou a sua força e grandeza. Os 30 anos de alegria, cultura, tradição e diversão da Oktoberfest de Igrejinha foram comemorados, entre os dias 20 e 29 de outubro, com uma edição histórica da festa. A AMIFEST (Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha) entidade responsável pela organização celebra a grandiosidade da festa e os números alcançados: foram 132 mil visitantes no Parque de Eventos Almiro Grings, que consumiram 162 mil litros de chope.

 

Somando as pessoas que prestigiaram os demais eventos ligados à festa, como o Kerb das Soberanas, o Desfile Oficial, a Parada Festiva e a programação esportiva, o público total da 30ª Oktoberfest foi de 146 mil pessoas. Entre os diversos pontos positivos assinalados pela organização, um deles aponta para o crescimento de participantes no Desfile Oficial, que neste ano, devido às condições climáticas, foi realizado na manhã do segundo domingo de festa (29 de outubro). “Foi um dos desfiles mais animados e coloridos”, comenta Márcio Linden, Presidente da festa. “O público elogiou muito o fato de todos os participantes estarem com trajes típicos e a harmonia e a evolução do desfile”, completa.


A qualidade e as opções de chope e cerveja do evento possibilitaram as condições perfeitas para o consumo da bebida. Ao longo da festa foram consumidos 162 mil litros. O Chopp Brahma Claro foi o mais consumido, seguido do Brahma Extra Märzen Lager e do Brahma Black.

 

Na avaliação dos resultados gerais, o presidente Márcio Linden comemora: “A Oktoberfest de Igrejinha mais uma vez atingiu os objetivos de realizar uma festa capaz de preservar as tradições com alegria e diversão, com atividades e atrações para todas as idades e diversidade de público. E certamente teremos um bom resultado para distribuir às entidades”, comenta Linden.

 

A Festa da Colheita, momento em que o balanço da festa é apresentado à comunidade acontece dia 5 de dezembro, no Parque de Eventos Almiro Grings. Neste dia, os voluntários que trabalharam no evento são convidados para uma grande celebração e para o encerramento das atividades oficiais desta edição da festa e é quando ocorre o repasse dos recursos às entidades da região, definidos pela organização do evento.

 

A maior festa comunitária do pais já tem data confirmada para sua próxima edição: a 31ª Oktoberfest de Igrejinha acontece de 12 a 21 de outubro de 2018.

 

 

**O público pagante da festa foi de 76.399 pessoas. A diferença entre o público total e os pagantes acontece, pois a Oktoberfest, tradicionalmente, isenta o valor de entrada em horários específicos, além dos 3 mil voluntários e das pessoas vestindo trajes típicos que também têm entrada livre no parque.