Instalada na rota do turismo da Serra Gaúcha, às margens da ERS-115, Igrejinha tem localização privilegiada. Está distante 90k m da Capital, Porto Alegre; 32 km de Gramado; 155 km dos Aparados da Serra e 108 km do litoral.
É banhada pelo Rio Paranhana, através do qual chegaram os primeiros imigrantes alemães em 1824, que se instalaram margens do rio e ali construíram essa comunidade. Ainda hoje a paisagem lembra os vilarejos do interior da Europa, onde o desenvolvimento convive com um panorama bucólico. De um lado, prédios modernos e indústrias, e de outro, casas que mantem traços da arquitetura original germânica e jardins bem cuidados e floridos.

3

O mês de outubro traz a energia da primavera e a alegria da Oktoberfest para a cidade. É quando as ruas, as casas e lojas se revestem com as cores da festa antecipando a celebração da grande festa alemã. Guirlandas de flores, bandeiras alemãs, símbolos da cultura germânica… O clima da Oktoberfest se espalha pela cidade. E, caminhando pelas ruas, ouve-se vindos de caixas de som, estrategicamente espalhadas pela cidade, os acordes das músicas de bandinhas, levando o espírito da festa para todos os lugares.